A 1ª Oficina Regional que reuniu, ontem (25), na sede da Ciesp Jundiaí, representantes da sociedade civil e do poder público, começa a definir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Realizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, o evento teve eixos de discussão como desenvolvimento urbano e econômico, meio ambiente, transporte e sistema viário regional e atendimento social, levantados segundo a realidade dos sete municípios que compõem a AUJ (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista).

O gestor da Unidade de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, explicou que as oficinas permitiram aos municípios apontarem os pontos considerados mais importantes de cada eixo de discussão. “Esperamos que a partir de agora, todos os envolvidos possam atuar em igualdade de condições, com semelhante oportunidade”, ressalta o gestor que falou sobre desenvolvimento urbano e econômico.

Oficina teve grande participação de representantes da sociedade civil e poder público. Sinésio lembra que as oficinas têm como objetivo complementar o documento já apresentado pela Emplasa. “A partir de agora, serão levantados todos os pontos considerados importantes e que foram trazidos pelos diferentes grupos representativos que participaram desta discussão. Em seguida, este novo documento será disponibilizado para consulta pública”, diz.

O PDUI é um instrumento de planejamento previsto pelo Estatuto da Metrópole, e deve orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio de compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum.

A elaboração deste plano pode ser acompanhada pelo site www.pdui.sp.gov.br/jundiai. Neste link será possível acompanhar o resultado da oficina e, após a validação do novo diagnóstico, receber sugestões e propostas.

Redação Tudo.com.vc
Portal de Notícias Jundiaí e Região