Com expressiva participação da sociedade civil, foi realizada no último dia 25/08, em Jundiaí, a Oficina Regional do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Jundiaí (PDUI-AUJ).

O evento foi coordenado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), na qualidade de Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento da AUJ, e contou com o apoio dos poderes públicos municipal e estadual.

O coordenador do PDUI-AUJ, Braulio Bracero, salientou a grande receptividade que a oficina obteve, atraindo mais de 170 pessoas, entre as quais representantes das sete prefeituras dos municípios que integram a AUJ − Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista − e de entidades da sociedade civil, que levaram suas contribuições à elaboração de um diagnóstico compartilhado da região.

Segundo ele, após a validação desse diagnóstico, que elenca os desafios, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento da AUJ, pela Comissão Técnica, a plataforma digital do PDUI será aberta a mais contribuições dos poderes públicos e da sociedade. O documento será o principal apoio nessa fase de elaboração de novas propostas.

Também estavam representados na oficina regional nove órgãos do Governo do Estado de São Paulo, entre secretarias, autarquias e empresas públicas, além de uma concessionária de serviços públicos, que debateram temas relacionados aos eixos: Desenvolvimento Urbano e Econômico (Planejamento e Uso do Solo, Habitação e Desenvolvimento Econômico), Meio Ambiente (Unidades de Conservação, Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos), Transporte e Sistema Viário Regionais, Atendimento Social (Saúde Pública, Segurança Pública e Educação).