A Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) é constituída pelo agrupamento dos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Foi criada pela Lei Complementar no 1.362, de 30 de novembro de 2021, que, no artigo 2º, define como objetivos promover:

I – o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida;

II – a cooperação entre diferentes níveis de governo, mediante a descentralização, articulação e integração de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta com atuação na região, visando ao máximo aproveitamento dos recursos públicos a ela destinados;

III – a utilização racional do território, dos recursos naturais e culturais e a proteção do meio ambiente, mediante o controle da implantação dos empreendimentos públicos e privados na região;

IV – a integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região;

V – a redução das desigualdades regionais.

Há 10 anos, em 24 de agosto de 2011, a unidade regional tornava-se a primeira aglomeração urbana (AU) institucionalizada no Estado de São Paulo (Lei Complementar Estadual nº 1.146).

A região metropolitana abriga 797.070 habitantes, segundo dados do IBGE para 2020, o que representa 1,79% da população paulista, e gera 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Integra um eixo de urbanização quase contínuo entre as duas principais regiões metropolitanas do Estado − São Paulo e Campinas −, e é servida por um complexo viário que permite acesso aos principais aeroportos do Estado e ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos.

Trata-se de uma região bastante industrializada e com grandes nexos de integração com as regiões vizinhas. Destaca-se no cenário estadual por sua importância na logística de distribuição e potencial industrial.

Apresenta um território heterogêneo e de grandes contrastes socioeconômicos, com uma concentração de desenvolvimento urbano e econômico no eixo das rodovias Anhanguera − Bandeirantes.

A RMJ conta com um conjunto de áreas protegidas e uma rede hídrica bastante densa, com rios de importância regional, como: Jundiaí, Jundiaí-Mirim e Capivari.

Também apresenta índices expressivos de cobertura vegetal nativa, com destaque para a Serra do Japi. O maciço do Japi compreende 354 quilômetros quadrados de área, cujo ponto culminante atinge 1.250 metros de altitude, e foi tombado pelo Condephaat, por meio da Resolução n° 11, de 8 de março de 1983.

Indicadores

Região Metropolitana de Jundiaí
Área (km²)1.269,46
% da área do Estado de SP0,51%
População total 2020797.070
% na população do Estado de SP1,79%
Densidade demográfica (hab/km²)627,88
PIB 2018 (em milhão R$)80.254,54
% no PIB do Estado de SP3,30%