Troca de contribuições com prefeituras e sociedade civil para construção dos PDUIs continua nas plataformas digitais, após oficinas regionais.

São Paulo, 25/10/2021 − A partir desta segunda-feira (25/10), já estão operando as plataformas digitais dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) das Regiões Metropolitanas de Ribeirão Preto (https://rmrp.pdui.sp.gov.br/), do Vale do Paraíba e Litoral Norte (https://rmvpln.pdui.sp.gov.br) e de Piracicaba (https://rmp.pdui.sp.gov.br) e das Aglomerações Urbanas de Franca (https://auf.pdui.sp.gov.br) e Jundiaí (https://rmj.pdui.sp.gov.br).

Com mais este canal de comunicação, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) dá continuidade ao processo de elaboração dos PDUIs, que são desenvolvidos por equipes técnicas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As novas plataformas apresentam tecnologia mais moderna, novas funcionalidades, recurso de exportação de eventos/reuniões para Google Agenda, layout responsivo (mobile), com acessibilidade, estatísticas de acesso e botão de consentimento LGPD.

Os PDUIs das cinco unidades regionais concluíram em 21/10 etapa importante do processo participativo, que contou com 15 oficinas regionais. As reuniões aconteceram de 5 a 21 de outubro (regiões de Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Piracicaba, Franca e Jundiaí, e suas respectivas sub-regiões), com expressiva participação dos poderes públicos estadual e municipal, além de representantes de entidades locais, universidades e da sociedade civil.

Em cada uma das oficinas regionais, partir de um perfil socioeconômico e ambiental da região, apresentado pelos técnicos da Fipe, ocorreu uma troca de informações e contribuições iniciais sobre desenvolvimento urbano e econômico, meio ambiente, transporte e mobilidade e seus desdobramentos. Estas informações, que continuam via plataformas digitais, darão origem ao documento Panorama Regional, que vai nortear as demais etapas de construção do PDUI de cada uma das regiões.

Endereços das novas plataformas digitais

RegiãoPlataforma Digital
Região Metropolitana de Ribeirão Pretohttps://rmrp.pdui.sp.gov.br/
Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Nortehttps://rmvpln.pdui.sp.gov.br/
Região Metropolitana de Piracicabahttps://rmp.pdui.sp.gov.br/
Aglomeração Urbana de Jundiaíhttps://rmj.pdui.sp.gov.br/
Aglomeração Urbana de Francahttps://auf.pdui.sp.gov.br/