Em reunião realizada on-line, nesta quinta-feira (9), Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí discutiu os próximos passos para a implantação da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e apresentação da FIPE
 sobre a retomada dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

O secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Paulo, Marcos Vinholi, participou da abertura do encontro e comentou que foi concluído o prazo de 30 dias necessário para o recebimento das contribuições da audiência pública sobre o tema. “Nos próximos dias, o projeto de lei será encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre os próximos passos fundamentais está a reorganização do Conselho e a participação da sociedade civil”, afirmou.

O prefeito de Jundiaí e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, comentou sobre os projetos prioritários para a RMJ. “O sistema de abastecimento de água realizado por empresas distintas nas cidades, a consolidação do Distrito Turístico da região são alguns dos temas prioritários”, declarou.

FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), sob coordenação de Andrea Calabi, ficará responsável por prestar apoio técnico logístico à criação da Região Metropolitana de Jundiaí. O consultor da SDR, Marcos Campagnone, apresentou as etapas de elaboração do PDUI, na busca do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, criação de ações intermunicipais, promoção de políticas públicas para a distribuição de investimentos e serviços.

A recomposição do Comitê Executivo, assim como a atualização do Guia Metodológico para aprovação por esse comitê são os próximos passos para que os trabalhos da elaboração do PDUI sejam retomados. O cronograma de elaboração desse PDUI prevê um prazo de 12 meses, com intenso trabalho para fazer as audiências públicas necessárias à formulação da proposta.