No início de novembro, lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e assinada pelo governador João Doria (PSDB).

Alesp aprovou projeto que cria Região Metropolitana de Jundiaí — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

O Projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), composta por sete municípios e cerca de 800 mil habitantes, foi sancionada pelo Governo de São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (1º).

No início de novembro, a lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e assinada pelo governador João Doria (PSDB).

Segundo a Alesp, a nova região metropolitana paulista será composta pelos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista (SP), que antes formavam a Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Vídeo da matéria: https://globoplay.globo.com/v/10092584/

Essa formação tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico regional e a articulação dos órgãos e entidades estaduais e municipais para melhor proveito dos recursos, o uso racional do território, a preservação do meio ambiente, a integração do planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum aos entes públicos da região, e a redução da desigualdade regional.

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí faz parte do projeto do governo de reorganização do território estadual para a promoção de políticas públicas e facilitação da captação de recursos para investimentos.

Por g1 Sorocaba e Jundiaí

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2021/12/02/governo-de-sao-paulo-sanciona-projeto-de-lei-que-cria-regiao-metropolitana-de-jundiai.ghtml